Com a chegada do mês de dezembro vem as datas comemorativas de Natal e Réveillon, que trazem para o cardápio das festas de familiares e amigos, as deliciosas comidas, guloseimas e bebidas. E com isso, por muitas vezes os excessos acarretam em um consequente mal-estar causado pela dificuldade digestiva. Fiquem atentos as dicas para auxiliar na digestão:
- Mastigue bem os alimentos: Ao mastigar, está a aumentar a saliva e as enzimas digestivas e também os sucos que ajudam no processo de digestão dos alimentos. Podemos produzir cerca de 2 litros de saliva por dia. Quando todos os alimentos são bem digeridos, a eficiência da digestão vai fornecer mais nutrientes para executar os vários processos do organismo.
- Inclua mais alimentos crus no seu prato: Os alimentos crus como frutas, legumes, verduras e ervas contém as enzimas necessárias para sua digestão, o que poupa energia do organismo.
- Não consuma líquidos durante as refeições: A digestão começa logo que o alimento entra na boca. A primeira parte da digestão faz-se a mastigar os alimentos. Na segunda, a mastigação liberta enzimas digestivas para digerir o alimento. Não é aconselhável diluir essas enzimas digestivas na água. Elas são necessárias para digerir o alimento. Exceção feita aos chás digestivos que, em pequenas quantidades, ajudam a digestão.
- Auxilie a digestão com enzimas digestivas: As enzimas digestivas são um ponto chave em nossa digestão. Juntamente com a ação mecânica da mastigação, as enzimas são responsáveis que quebra do alimento em partes bem pequenas, que podem ser absorvidas pelas células, e que serão utilizadas em suas atividades metabólicas.
- Inclua prebióticos e probióticos na alimentação: bactérias benéficas (probióticos) ajudam na digestão e absorção de nutrientes, contribuindo para o funcionamento do organismo, os prebióticos são fibras que servem de alimentos para os probióticos e que favorecem a sua sobrevivência e proliferação no intestino.

0 comentários:
Postar um comentário